Ilha do mel

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná. Ela pertence ao município de Paranaguá e é administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O local tem 25 quilômetros de praias que agradam a turistas de vários gostos. Algumas são praticamente desertas, outras têm bastante agito, inclusive à noite, e outras são ótimas para a prática do surfe. Para evitar a degradação da ilha não é permitido veículo automotor e de tração animal, e o número de visitantes é restrito, não podendo passar de 5.000 pessoas por dia. Não é permitida a visitação em toda a ilha, em uma grande parte não é permitido o acesso.

A rústica Ilha do Mel não tem asfaltamento, são apenas pequenas ruas e trilhas de terra que dá a impressão que o lugar parou no tempo. Ao visitar esse lugar paradisíaco é bom levar lanterna para caminhar à noite, já que não há iluminação pública. A ilha tem cinco vilarejos, que são: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Os pontos turísticos de maiores destaques em Ilha do Mel são o Farol das Conchas, que está localizado no morro da concha. Esta é uma construção de 1870 e que tem como objetivo orientar a navegação na baía de Paranaguá. Do alto do farol se tem uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e região.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é um dos monumentos militares mais importantes do estado do Paraná, ele foi construído em 1767 com objetivo de proteger a baía do Paranaguá e seu porto. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, assim como seus canhões, o acesso é por trilhas no morro da Baleia. No lado sul da ilha tem um dos patrimônios mais importantes da Ilha, a Gruta das Encantadas. Para se chegar até lá, há uma passarela que leva até a entrada. No vilarejo de Nova Brasília, o Istmo, que é um faixa estreita na ilha do Mel, também é muito visitada. Na maré alta esta faixa de terra pode ficar encoberta. Para se hospedar a Ilha oferece algumas pousadas e restaurantes simples, mas bem agradáveis, há também a possibilidade de se acampar. Para os amantes do surfe a melhor praia é a Grande, ela é quase deserta, aberta para o mar e com boas ondas. Para quem está atrás de agito, a praia Encantada é a melhor opção. Há vários quiosques, restaurantes e pousadas. A Praia de Fora das Encantadas também possui alguns bares e quiosques, porém é um pouco deserta, muito boa para quem quer fugir do agito da praia Encantada, mas quer uma infraestrutura com restaurantes e quiosques. Existem outras praias também, cada uma tem a sua característica que as tornam encantadoras.

ATENÇÃO!!! Embora eles sejam adoráveis e praticamente façam parte da família, NÃO É PERMITIDO TRAZER ANIMAIS DOMÉSTICOS PARA A ILHA DO MEL. Por mais cuidados que você possa ter com seu bichinho, a Ilha é uma Unidade de Conservação Ambiental e a presença de animais, mesmo os domésticos, que não sejam os nativos daqui, traz problemas sérios ao equilíbrio do ecossistema local.


Barcos a partir de Pontal do Paraná, balneário de Pontal do Sul: diariamente das 8h às 19h (a cada 30 minutos). Barcos a partir de Paranaguá - Estação Náutica: diariamente às 8h, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h